Recursos didáticos auxiliares (Filmes para aulas)

 

 

Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo

Direção de Peter Weir, roteiro de Patrick O'Brian, Peter Weire John Collee, EUA, 2003.
 
Tópicos explorados: Planejamento, Estratégia.

Adriano Leal Bruni
albruni@minhasaulas.com.br

 

Leia as críticas apresentadas a seguir, assista ao filme e tente responde às perguntas que eu formulo a seguir.

 

 

Analisando "Mestre dos Mares".

Disponível em: <http://www.filmes.net/mestredosmares/home.html>  . Acesso em: 23 jul. 2008.

 

O navio comandado pelo experiente Capitão Jack Aubrey (Russell Crowe) é caçado por um novo e feroz navio francês, com o único intuito de eliminar a embarcação do consagrado Capitão. Com o orgulho ferido após uma batalha, Jack passa a ser o perseguidor do navio francês, claramente superior.

HMS Surprise, 28 canhões, 197 tripulantes, Costa do Brasil, abril de 1805

"Interceptar fragata francesa, Acheron… Afundem, incendeiem ou apresem o navio."

O diretor indicado a três estatuetas do Oscar®, Peter Weir, e o vencedor do Oscar®, Russell Crowe, unem esforços na criação de uma aventura épica emocionante: MESTRE DOS MARES - O Lado Mais Distante do Mundo (MASTER AND COMANDER: The Far Side of the World). Passada durante as guerras napoleônicas, quando os ingleses batem-se com os franceses pelo domínio das rotas comerciais das Américas, Crowe vive o capitão "Lucky" Jack Aubrey, um renomado comandante de guerra da armada britânica, e Paul Bettany é o médico de bordo e naturalista do almirantado, o dr. Stephen Maturin. Seu navio, o HMS Surprise, é atacado de surpresa por um inimigo mais poderoso em franca vantagem, a fragata francesa Acheron. Com o HMS Surprise seriamente avariado e grande parte de sua tripulação ferida, Aubrey fica dividido entre o dever e a amizade, enquanto se lança numa perseguição altamente arriscada por dois oceanos, a fim de interceptar e capturar seu inimigo. Trata-se de uma missão que pode consolidar sua reputação - ou destruir o sortudo capitão "Lucky Jack" e sua tripulação.

 
No curso da jornada épica dos personagens, o filme singra por meio mundo - começa no Oceano Atlântico, na costa do Brasil, passando pelas águas tormentosas do Cabo Horn, através de gelo e neve, até o lado mais distante do mundo e as praias remotas das Ilhas Galápagos, no Pacífico (trata-se do primeiro filme em toda a história a ser rodado naquelas paragens).
 

MESTRE DOS MARES foi dirigido por Peter Weir a partir do roteiro de Weir & John Collee, baseado na série de romances marítimos de Patrick O'Brian. No The New York Times, Richard Snow declarou que os romances de O'Brian sobre "Aubrey/Maturin", os nomes de seus protagonistas, são "os melhores romances históricos jamais escritos". David Mamet, também numa crítica do Times, chamou O'Brian de o maior romancista da língua inglesa dos últimos 30 anos. Quanto à criação do autor, o capitão Jack Aubrey, o Times posteriormente declarou que Russell Crowe "parece ter nascido para interpretá-lo".

 

Perguntas:

a) Qual a importância do planejamento?

b) Qual a importância da estratégia?

c) Qual a importância da análise dos pontos e fracos, nossos e da concorrência?

 

      

Comentário do autor para professores e alunos:

O início dos livros A Administração de Custos, Preços e Lucros e Gestão de Custos e Formação de Preços discutem os principais aspectos relativos à importância do planejamento e da Contabilidade Gerencial na tomada de decisões empresariais.

 

 

Referências:

Informações complementares podem ser vistas nos links:

http://www.cineplayers.com/filme.php?id=19