Recursos didáticos auxiliares (Casos para aulas)

 

 

Otimizando o giro dos livros
Uma análise na Livraria Cultura
 
 
Tópicos explorados: Gestão de Custos de Materiais.

Adriano Leal Bruni
albruni@minhasaulas.com.br

 

A análise gerencial dos gastos requer, muitas vezes, uma cuidadosa análise das relações de perdas compensatórias entre gastos fixos e variáveis. Altos volumes costumam justificar gastos fixos maiores acompanhados de gastos variáveis menores.

Leia as informações apresentadas a seguir e responda às perguntas formuladas.

Ipiranga investe em base logística no Paraná


Disponível em: <www.tnpetroleo.com.br>. Acesso em: 27 jul. 2008.

Extraído originalmente da Revista Brasileira de Tecnologia e Negócios de Petróleo, Gás, Petroquímica, Química Fina e Indústria do Plástico, de 04 nov. 2004.

 

A Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga (CBPI) está investindo R$ 12 milhões na construção de uma base logística na cidade de Cascavel (PR). O terminal reduzirá em 40% os custos logísticos de distribuição de combustíveis da empresa e será operado em parceria com a Ferropar e a ALL. As obras da nova unidade serão concluídas no segundo semestre de 2005.
De acordo com João Carlos Antunes, gerente de logística da CBPI, além da redução de custos a base proporcionará maior agilidade na prestação de serviços e melhor atendimento aos clientes. Também resultará em reflexos positivos na questão de segurança e preservação ambiental.

"O abastecimento da unidade será feito por modal ferroviário. Assim, iremos contribuir para aumentar a segurança nas rodovias do trecho Araucária - Cascavel, uma vez que, cerca de 500 viagens por mês em caminhões tanques deixarão de ocorrer. Além disso, estaremos mais próximos ao cliente possibilitando maior rapidez e flexibilidade no atendimento", explica Antunes.

Em nota a empresa informa que a CBPI movimenta 13 milhões de m³ de combustível por ano no Brasil, gasta cerca de R$ 250 milhões com logística e possui 400 funcionários distribuídos em suas 50 bases. Na região de Cascavel, são movimentados 180 mil m³ por ano. O modelo logístico da CBPI é integrado na administração de suprimentos e transportes, e na operação das bases, e terminais. A empresa utiliza os diversos tipos de modais: rodoviário, ferroviário, marítimo, fluvial e dutoviário.

Antes do terminal logístico de Cascavel, a Ipiranga já havia construído, em parceria com a Ferronorte, o terminal do Alto Taquari (MT), uma área que era abastecida basicamente pelo modal rodoviário. O projeto, que está em funcionamento com absoluto sucesso há dois anos, reduziu os custos logísticos em cerca de 30%, além de aumentar a segurança e reduzir riscos ambientais, tirando mil viagens de caminhões tanques por mês das rodovias. Após o início de operação do terminal, o transporte Paulínia - Alto Taquari passou a ser realizado somente por ferrovia, que é o modal mais apropriado para longas distâncias por ser mais econômico e seguro.

 

Perguntas:

a) Quais as diferenças entre os modais rodoviário e ferroviário?

b) Sob o ponto de vista da contabilidade gerencial e da análise volumétrica dos gastos, quais as trocas associadas aos modais rodoviário e ferroviário?

c) Quais os ganhos associados a esta troca?

 

      

Comentário do autor para professores e alunos:

Os livros A Administração de Custos, Preços e Lucros e Gestão de Custos e Formação de Preços discutem os principais aspectos relativos à gestão dos gastos nas empresa. Leia os livros e tente associar os conceitos à realidade empresarial relatada na notícia.

 

Referências:

Informações complementares podem ser vistas nos links:

http://www.livrariacultura.com.br

http://terra.com.br/istoedinheiro/396/negocios/alta_cultura.htm