Recursos didáticos auxiliares (Casos para aulas)

 

 

Lucro ou participação de mercado?
Uma análise na Kaiser


 
kaiser cerveja sensual mulher bebida alcool comercial 
Tópicos explorados: Gestão de Preços, Análise Custo, Volume e Lucro.

Adriano Leal Bruni
albruni@minhasaulas.com.br

 

Muitos profissionais de marketing enfatizam a necessidade da busca de altas participações de mercado, independentemente dos eventuais sacrifícios em preços.

Problemas ocorrem quando a busca de participações de mercado cada vez mais elevadas conduzem a sucessivas reduções de preços e lucros.

Leia as informações apresentadas a seguir e responda às perguntas formuladas.

 

Kaiser troca participação por rentabilidade

Fernando Tigre disse que perda de espaço é planejada

CORREIO DO POVO, PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2005

Disponível em: <http://www.inf.ufrgs.br/nangate/images/stories/press/correiodopovo2.pdf>. Acesso em 08 ago. 2008.

Com uma participação de 9% no mercado, a Cervejarias Kaiser abriu mão de uma fatia maior no consumo em troca de rentabilidade. Segundo o presidente da empresa, Fernando Tigre, uma reestruturação que aumentou os preços dos produtos Kaiser e Bavária a uma média de 54% entre agosto de 2004 e agosto deste ano resultará num lucro quase três vezes maior do que o do ano passado. 'A Kaiser perde participação de mercado este ano de forma absolutamente planejada', afirmou ele, que foi o palestrante da reunião-almoço de ontem da Federasul. Tigre argumentou que a estratégia anterior, 'de preços abaixo do possível e do praticável', atingia o maior patrimônio da empresa, que é a marca. 'Adequamos a venda a patamares que dão resposta', acrescentou.

De acordo com o executivo, que ocupa há 14 meses a presidência da empresa, o comportamento do mercado de cervejas está acima da expectativa. 'Esperávamos um crescimento de 4% para este ano, mas, ao que tudo indica, ele ficará em torno de 6%', disse. Para o final do ano, as perspectivas são otimistas. Tigre calcula que as festas de Natal e Ano Novo elevem em 12% o volume de vendas de dezembro em relação a igual mês de 2004. Questionado sobre especulações em torno da venda da Kaiser, Tigre foi evasivo. 'Como é um ativo, pode ser vendida', declarou.

 

Perguntas:

a) Qual a associação comumente existente entre políticas de preços e busca de altas participações de mercado?

b) Por quê nem sempre a manutenção de uma alta participação de mercado é um bom negócio para a empresa?

c) Quais os desafios das estratégias apresentadas pela Kaiser no texto?

 

      

Comentário do autor para professores e alunos:

O início dos livros A Administração de Custos, Preços e Lucros e Gestão de Custos e Formação de Preços discutem os principais aspectos relativos à análise de custos e preços para a tomada de decisões. Estude o conteúdo apresentado nos livros e tente associá-los às informações apresentadas sobre a empresa discutida no texto.

 

 

Referências:

Informações complementares podem ser vistas no link:

http://www.inf.ufrgs.br/nangate/images/stories/press/correiodopovo2.pdf