Recursos didáticos auxiliares (Casos para aulas)

 

 

Os Mandamentos de Saraiva
Parte I: O Mais por Menos
 
 
Tópicos explorados: Custos, Preços, Lucros, Ciclo de Vida.

Adriano Leal Bruni
albruni@minhasaulas.com.br

 

A análise do valor é fundamental para a correta análise dos preços de venda e para a manutenção dos lucros de longo prazo. Leia as informações apresentadas a seguir e responda às perguntas formuladas.

 

Valor alto com preço baixo


Disponível em: <http://www.chittoni.com.br/files/vendas_ti.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2008.



Para exemplificar tudo o falado antes, vou citar os dados abaixo conseguidos em um caso real do mercado de fast-food, usando algumas dos métodos, processo ou sistemas listados. Uma única loja gerar 250 restaurantes em apenas 15 anos, o equivalente a 1,3 nova loja a cada mês. E tudo sem um centavo de empréstimo. Um produto “desconhecido” torna-se o mais vendido do Brasil: 600 milhões de unidades por ano. Um investimento de US$ 30 mil conquistarem 120 milhões de clientes por ano e gerar 12 mil empregos diretos. Isso tudo foi possível por conta de uma pessoa que tem visão do quanto os sistemas de TI podem ajudar no crescimento das vendas e dos negócios.

Esses dados são do HABIBS e foram retirados do livro Os Mandamentos da Lucratividade do Alberto Saraiva (Proprietário do Habibs). Gostaria de aconselhar a leitura do livro para que vejam não só como TI, pode ser utilizada como auxilio para conquista dos resultados, mas como ferramentas de auxilio na gerencia do negócio. Essas foram ferramentas que ajudaram na preocupação do Alberto Saraiva com os clientes e com a excelência na gerencia do negócio.

Fecho meu artigo deixando uma frase de autoria do Alberto Saraiva:  “Passei minha vida oferecendo MAIS e cobrando MENOS, sempre tentando surpreender as pessoas e meus clientes
com esse diferencial”.

 

Perguntas:

a) Qual a importância da análise do valor?

b) Discuta as associações entre custo, preço e valor.

 

      

Comentário do autor para professores e alunos:

Os livros A Administração de Custos, Preços e Lucros e Gestão de Custos e Formação de Preços discutem os principais aspectos relativos ao processo de análise de valor na formação do preço de venda.

 

Referências:

Informações complementares podem ser vistas no link:

http://www.zaz.com.br/istoedinheiro/edicoes/539/artigo70976-1.htm