Recursos didáticos auxiliares (Casos para aulas)

 

 

Os Mandamentos de Saraiva
Parte II: Preços baixos, pero no mucro
 
 
Tópicos explorados: Custos, Preços, Lucros, Ciclo de Vida, Análise de produtos chamarizes.

Adriano Leal Bruni
albruni@minhasaulas.com.br

 

A Contabilidade Gerencial explora os diferentes efeitos sobre gastos e lucros associados aos diferentes volumes de produção e vendas.

Dois conceitos importantes nas estratégias corporativas de muitas empresas fazem referência ao uso e busca de economias de escala e escopo.

Leia a crítica apresentada a seguir e responda às perguntas formuladas.

 

Preço é importante em qualquer classe social


Disponível em: <http://portalexame.abril.com.br/pme/m0114188.html>. Acesso em: 27 jul. 2008.

A história da rede de fast food Habib's começou numa pequena padaria de bairro. Alberto Saraiva, então estudante de medicina, teve que comandar o comércio da família, quando seu pai morreu, apenas 19 dias depois de ter aberto a loja. Foi assim que o empresário entrou no mundo dos negócios. Nessa época, o preço do pão francês era tabelado. "Todos os padeiros reclamavam que pão francês não dava lucro", diz Saraiva. Ele decidiu que reduziria o preço do seu pão em 30% sobre a tabela. A estratégia deu certo: todos os dias, os clientes formavam filas em sua padaria, o que acabou impulsionando as vendas de outros produtos. "Nada é mais importante do que vender barato", diz.
A mesma máxima valeu para sua segunda loja, que lhe custou 80 000 reais, e também para todas as novas filiais que, ano após ano, foram surgindo. Hoje, o filho de um casal de imigrantes portugueses que chegou ao Brasil sem quase nada conseguiu criar um império de 800 milhões de reais de faturamento, mais de 200 lojas e 120 milhões de clientes. "Nosso público não é apenas a classe C e D", diz. "O empresário precisa entender que preço é um critério importante em qualquer classe social".
Um dos fatores fundamentais para a imposição de preços extremamente competitivos anda na contramão das propaladas vantagens da terceirização. "Produzimos nosso próprio queijo, pão, sorvete e sobremesas", diz Saraiva. "O pão, por exemplo, chega até as lojas por metade do preço em relação aos concorrentes, que têm que comprar o pão de um terceiro". Em sua palestra, Saraiva também apresentou algumas peças publicitárias que destacavam os diversos produtos vendidos a preços que começam com zero. As propagandas são parte de uma estratégia de marketing que valoriza o baixo custo de seu cardápio.

 

Perguntas:

a) Qual estratégia do Habib´s apresentada no texto?

b) Qual a importância da análise do custo para a empresa?

c) Todos os produtos do Habib´s são baratos?

d) Como os preços do Habib´s podem ser analisados em uma abordagem da análise estratégica de custos?

 

      

Comentário do autor para professores e alunos:

O início dos livros A Administração de Custos, Preços e Lucros e Gestão de Custos e Formação de Preços discutem os principais aspectos relativos à Contabilidade Gerencial e à análise de custos e preços para a tomada de decisões.

 

Referências:

Informações complementares podem ser vistas no link:

http://www.zaz.com.br/istoedinheiro/edicoes/539/artigo70976-1.htm