Recursos didáticos auxiliares (Casos para aulas)

 

 

Os Mandamentos de Saraiva
Parte III: Quanto mais alto o giro, melhor
 
 
Tópicos explorados: Custos, Preços, Lucros, Análise de rentabilidade.

Adriano Leal Bruni
albruni@minhasaulas.com.br

 

A Contabilidade Gerencial explora os diferentes efeitos sobre gastos e lucros associados aos diferentes volumes de produção e vendas.

Dois conceitos importantes nas estratégias corporativas de muitas empresas fazem referência ao uso e busca de economias de escala e escopo.

Leia a crítica apresentada a seguir e responda às perguntas formuladas.

 

Preço é importante em qualquer classe social


Adaptado a partir do texto disponível em: <http://afiliados.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=1&ProdId=243097&ST=BS15776>. Acesso em: 27 jul. 2008.

O livro "Os Mandamentos da Lucratividade" conta como a rede de fast-food árabe Habbib’s surgiu e como seu idealizador, Alberto Saraiva, a transformou num grande negócio, estando presente hoje no México e com planos de expansão para Portugal e Espanha. Os dois pontos enfatizados pelo autor são: preço baixo e atendimento ao cliente. É uma história de empresário popular, de quem não cria uma distância com o leitor. O autor parte da premissa de que tudo é possível, motivando o leitor no sentido de que ele também pode conseguir. Em tom informal, Saraiva conta sua história e como superou os obstáculos, tais como os problemas financeiros, as dificuldades no começo do negócio ou até mesmo chantagens das quais foi vítima, em seu caminho para criar um negócio de sucesso. Segundo Saraiva, mais importante do que qualquer riqueza é o desejo que devemos ter de “vencer pelas próprias mãos”. Alguns dos tópicos da receita de sucesso elaborada pelo autor incluem:

• Criar um diferencial.

• Servir bons produtos, da maneira mais rápida, sempre com muita atenção, aos menores preços possíveis, em um ambiente agradável e limpo.

• Manter-se atento com despesas.

• Manter a folha de pagamento enxuta, com rigor, coragem e convicção, sem descuidar-se e sem mudar de rumo.

• Gastar o mínimo com terceiros, verticalizando o que puder. Criar motivações financeiras e de reconhecimento durante o ano todo.

Um outro ponto importante destacado no livro diz respeito à importância da análise do giro das operações. Alberto Saraiva deixa transparecer ao longo do livro a sua ênfase em negócios marcados por alto giro, com grandes volumes de vendas.

 

Perguntas:

a) Qual a associação existente entre giro e rentabilidade?

b) Sabendo que o Habib´s alardeia o fato de praticar preços baixos, qual a importância do giro nas suas operações?

 

      

Comentário do autor para professores e alunos:

Os livros A Administração de Custos, Preços e Lucros e Gestão de Custos e Formação de Preços discutem os principais aspectos relativos à Contabilidade Gerencial e à análise de custos e preços para a tomada de decisões.

Leia o Capítulo 11 do livro Gestão de Custos. Analise o Capítulo 7 do livro A Administração de Custos, Preços e Lucros, enfatizando a importância da análise do giro no planejamento da rentabilidade do negócio.

 

Referências:

Informações complementares podem ser vistas no link:

http://afiliados.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=1&ProdId=243097&ST=BS15776