Recursos didáticos auxiliares (Casos para aulas)

 

 

Os Mandamentos de Saraiva
Parte IV: Faça o que eu faço!
 
 
Tópicos explorados: Custos, Preços, Lucros, Ciclo de Vida, Análise de produtos chamarizes.

Adriano Leal Bruni
albruni@minhasaulas.com.br

 

A Contabilidade Gerencial explora os diferentes efeitos sobre gastos e lucros associados aos diferentes volumes de produção e vendas.

Dois conceitos importantes nas estratégias corporativas de muitas empresas fazem referência ao uso e busca de economias de escala e escopo.

Leia a crítica apresentada a seguir e responda às perguntas formuladas.

 

Eu sempre faço melhor!


Adaptado a partir do texto disponível em: <http://www.lerdeviaserproibido.com.br/2008/05/11/faca-voce-mesmo/>. Acesso em: 27 jul. 2008.

Um das dúvidas mais comuns associadas às decisões sobre gestão de custos remete ao questionamento se é melhor fazer ou terceirizar. É comum na literatura de negócios uma ênfase da concentração no core business, no aspecto central do negócio, com a terceirização das atividades periféricas.

Porém, um exemplo contrário é apresentado pela gestão da rede Habib´s. Para Alberto Saraiva, o dono, a melhor opção - se uma empresa quer ser líder de mercado - é ela mesma produzir. Saraiva é categórico, pois para ele se esse produto é vital para sua empresa jamais ele deve ser terceirizado. Ao terceirizar, você passa para outra empresa a responsabilidade sobre a qualidade e acaba ficando totalmente dependente dela. Já imaginou se algo vem errado? Ou, no caso dele, estragado ou com sabor alterado? A culpa não recai sobre a empresa terceirizada, o consumidor final culpa a empresa na qual ele adquiriu o produto ou serviço.

Ele dá alguns exemplos com a sua rede Habib’s: o queijo utilizado nas Bib’sfihas, o sorvete vendido pela rede, a empresa de engenharia e projetos das lojas, até o contac center do delivery são deles. Segundo ele, os custos de ser produzir na própria casa também são muito menores, fora a grande vantagem de ter um controle sobre a qualidade e a velocidade de como as coisas são produzidas.

 

Perguntas:

a) O que o Habib´s ganha com a produção própria?

b) O que o Habib´s perde com a produção própria?

 

 

      

Comentário do autor para professores e alunos:

Os livros A Administração de Custos, Preços e Lucros e Gestão de Custos e Formação de Preços discutem os principais aspectos relativos à Contabilidade Gerencial e à análise de custos e preços para a tomada de decisões.

 

Referências:

Informações complementares podem ser vistas no link:

http://www.lerdeviaserproibido.com.br/2008/05/11/faca-voce-mesmo/