Recursos didáticos auxiliares (Casos para aulas)

 

 

Reduzindo custos com TI
O caso da AnicetoWeb
 
 
Tópicos explorados: Contabilidade Gerencial, Custos, Preços, Lucros.

Adriano Leal Bruni
albruni@minhasaulas.com.br

 

A Contabilidade Gerencial explora os diferentes efeitos sobre gastos e lucros associados aos diferentes volumes de produção e vendas.

Dois conceitos importantes nas estratégias corporativas de muitas empresas fazem referência ao uso e busca de economias.

O advento do uso intenso de Tecnologia de Informação permite reduzir os custos de muitas operações.

Leia as informações apresentadas a seguir e responda às perguntas formuladas.

 

Custos, mudanças e VOIP


Disponível em: <http://www.ecrbrasil.com.br/files/publ0363.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2008.

Oferta de serviços e investimentos deve ser levada em conta na definição dos fornecedores. Menor preço nem sempre é a melhor decisão e menor preço e garantia de entrega ainda são os principais critérios avaliados por grande parte dos supermercadistas em uma negociação de compra. Mas muitos deles já se convenceram de que a melhor análise é aquela que leva em conta os valores agregados oferecidos pelo fornecedor, por meio de um processo permanente de colaboração e parceria, que leva ao aumento do faturamento e da venda com melhor rentabilidade. São ofertas de treinamento, apoio no merchandising e na gestão do negócio, entre outros serviços, que, claro, têm custos e benefícios e adicionam valor. Por investir no negócio do varejista, os fabricantes, atacadistas e distribuidores recebem um tratamento diferenciado.

Geraldo Aniceto, dono do pequeno Supermercado São Sebastião, em Barra Mansa, Estado do Rio, e um dos coordenadores do Comitê Gerenciamento por Categorias da Associação ECR Brasil, é um desses que já despertaram para a mudança de estratégia. Além de perceber os benefícios do novo formato de negociação, lançou o portal Anicetoweb, para estreitar os laços entre fornecedores e pequenos e médios varejistas e reduzir a burocracia no setor de Compras. “Com o serviço, o profissional de vendas torna-se um verdadeiro consultor, por conhecer o perfil do consumidor dos produtos que fornece e por auxiliar o comerciante a definir o mix da loja. Além disso, ganha tempo com a redução de visitas ao comprador, podendo dedicar mais atenção a atividades que promovam aumento de giro e rentabilidade, e a diminuição de custos operacionais com a automatização de todo o processo. Para os supermercadistas,o benefício é poder avaliar melhor quais as ofertas mais vantajosas. Pagar um preço ligeiramente maior compensa quando o custo final é menor, em razão dos benefícios agregados, e a rentabilidade, maior”, defende Aniceto.O portal, já em funcionamento – além do São Sebastião, outros cinco supermercados das cidades de Volta Redonda e Barra Mansa já utilizam o serviço –,possibilita ainda aos supermercadistas associar-se a outros comerciantes para ampliar o poder de compra, reduzir custos do processo e avaliar cada fornecedor,de acordo com os serviços e investimentos oferecidos e o valor deles, em termos de porcentagem. A análise é realizada a partir de uma lista de dez itens, do prazo de entrega de 24 horas ao fornecimento de auditoria e material de merchandising. Cada um recebe uma pontuação – de zero a um – e o total acumulado é convertido em valores porcentuais, ou seja,se somar três pontos, terá 3% de vantagem sobre o concorrente.

Outra facilidade do Anicetoweb é a interatividade. É possível manter um catálogo eletrônico de promoções disponível para os supermercadistas associados. Todas as cotações e preços são lançados diretamente no site, em dias e horários pré-agendados, pelos próprios compradores e fornecedores. Automaticamente, o portal define a melhor oferta, levando em consideração tanto o preço, quanto o valor dos serviços. Fechada a negociação, relatórios mostram a performance de cada participante e dos preços cotados, comparação deles em relação aos dos concorrentes, itens em falta no estoque dos fornecedores ou vendidos com exclusividade, a carência de marcas requisitadas freqüentemente pelo varejo e que podem vir a ser comercializadas,ganhos obtidos por ser ranqueado etc..As informações permitem analisar oportunidades e o próprio desempenho em relação ao mercado.Os serviços do portal Anicetoweb (www.anicetoweb.com.br) estão disponíveis para empresários de todo o Brasil, que podem se associar pelo próprio site. Com apoio da Associação ECR Brasil, a iniciativa facilita ao pequeno varejo a busca pelo alcance de eficiência e o desenvolvimento de parcerias, principais metas da associação.

 

Perguntas:

a) Qual o diagnóstico atual do mercado apresentado no texto?

b) Quais as soluções possíveis para a sobrevivência das empresas?

c) Qual a importância associada ao uso intenso de Tecnologia de Informação na gestão de custos?

d) Quais os elementos de ampliação de valor destacados no texto?

 

      

Comentário do autor para professores e alunos:

Os livros A Administração de Custos, Preços e Lucros e Gestão de Custos e Formação de Preços discutem os principais aspectos relativos à Contabilidade Gerencial e à análise de custos e preços para a tomada de decisões.

 

Referências:

Informações complementares podem ser vistas no link:

http://www.zaz.com.br/istoedinheiro/edicoes/539/artigo70976-1.htm